Você sabe o motivo pelo qual o Dia do Jornalista é comemorado hoje? “7 de abril”.
Foi nessa data que o imperador Dom Pedro I abdicou do trono brasileiro, em 1831. Mas o que a renúncia de um líder de um país tem a ver com nossa profissão?
É porque 100 anos depois do primeiro imperador brasileiro deixar seu cargo, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) prestou uma homenagem ao jornalista e médico Giovanni Battista Líbero Badaró, um dos principais oposicionistas de Dom Pedro.
Badaró foi morto a tiros por inimigos políticos no dia 22 de novembro de 1830. O crime ocorreu na rua de sua casa, a antiga Nova São José (foto abaixo), onde hoje fica a rua Líbero Badaró, na região central da cidade de São Paulo.
O jornalista era proprietário do "Observador Constitucional", veículo que defendia ideias liberais e se opunha ao reinado de Pedro I.
Instantes antes de sua morte, o jornalista disse: "morre um liberal, mas não morre a liberdade".
O assassinato aumentou ainda mais a crise que começava a se instaurar no império de Dom Pedro I. A revolta de populares e políticos contrários à repressão do monarca tornaram sua permanência no poder cada vez mais perigosa, uma vez que atos violentos estavam acontecendo frequentemente.
Esse foi um dos fatores que levaram à renúncia de Dom Pedro em 7 de abril.
FONTE: PORTAL IMPRENSA
LEGENDA: Antiga rua Nova São José, onde hoje fica a rua Líbero Badaró, na região central da cidade de São Paulo.