Uma única pessoa contaminou outras 51 em Guia Lopes da Laguna, município distante 231 quilômetros de Campo Grande.
A cidade tem 52 casos confirmados, com o primeiro teste positivo no dia 5 de maio em um frigorífico, que foi fechado após a notificação.
Guia Lopes da Laguna em menos de 10 dias se tornou a cidade de Mato Grosso do Sul com a maior incidência de casos: e com esse número muito provavelmente está entre as dez cidades brasileiras com maior incidência da doença; monitoramento aponta que 72 horas após a primeira confirmação, a cidade já tinha 12 casos positivos.
Risco na Roda de Tereré
O principal meio de contaminação, segundo o secretário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Marcelo Gonçalves, foi o compartilhamento do mesmo copo e filtro de tereré com alguém que já estava infectado e agora não é mais só funcionários do frigorífico que estão infectados.
Segundo o secretário não há dúvidas de que a tradição cultural de tomar Tereré é uma fonte de contaminação na cidade. “Ainda vai crescer cada vez mais este número e infelizmente fugiu do controle”, lamentou Marcelo.
Primeira cidade em lockdown em MS
Com o número crescente de casos, a cidade decretou Lockdown (Fechamento Total no município) no último dia 7 de maio, tornando-se a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a adotar tal medida; as pessoas foram liberadas a saírem de casa 2 vezes por semana, conforme seu mês de nascimento, apenas para realizar serviços essenciais, definidos pela administração municipal. (Régis Luiz/BoletiMS/com informações MIDIAMAX)
FONTE: MIDIAMAX
FOTOS: Reprodução/Internet