A Prefeitura de Naviraí poderá decretar o chamado “Lockdown” nos próximos dias se os números de contaminação pelo novo Coronavírus não diminuírem; o fechamento total do comércio local poderá ser a única saída para garantir uma possível diminuição no aumento de casos registrados por contágio da COVID-19. O anúncio desta possível decisão foi dada na manhã dessa Segunda-Feira (22), durante entrevista nos Estúdios da Rádio Karandá em cadeia com a Rádio Cultura, pelo novo Gerente Municipal de Saúde “Interino” Josemar Tomazelli, que também acumula a função de Gerente de Finanças do município.
Também participaram da entrevista Dr. Paulo Roberto Jacomeli Pereira Procurador Jurídico Municipal, Patrícia Ribeiro Diretora do Hospital Municipal, Priscila de Oliveira da Silva Chefe de Gabinete, Neila Daniela Coordenadora de Enfermagem e Danila Queiroz Gerente do Núcleo Epidemiológico.
Os representantes da Administração Pública afirmaram que mesmo com o Decreto Municipal vigente que restringe e proíbe aglomerações e tornam obrigatórios o distanciamento social e o uso de máscaras, os números de contaminação pela COVID-19 continuam aumentando significativamente o que tem levado a Administração Municipal a cogitar o possível fechamento total do Comércio Local, o chamado Lockdown, podendo ser essa ação a única saída para tentar frear o avanço da propagação do novo Coronavírus no município.
“O que podemos observar é que muitas pessoas não estão levando o vírus á sério. Muitas pessoas ainda estão se aglomerando, fazendo festas clandestinas e não respeitando as regras do decreto municipal e essa atitude irresponsável está aumentando muito o número de contaminados pela COVID-19 e colocando em risco a vida das pessoas. Se a população não colaborar seguindo as recomendações de distanciamento e uso de máscaras e evitar aglomerações, a administração pública infelizmente “em último caso” terá que decretar Lockdown para tentar controlar a disseminação do vírus, pois os números aumentam a cada dia e já não existem mais vagas ou leitos no Hospital Municipal, ou seja, se alguém precisar da UTI estará correndo o risco de ir a óbito, pois não temos mais onde colocar os pacientes. Afirmaram os representantes da administração.
A Prefeita Rhaiza Matos (PSDB) está na capital Campo Grande em audiência com o Governo do Estado, com a Secretaria Estadual de Saúde e também com a Secretaria de Segurança Pública em busca de apoio e soluções para amenizar o crescimento das contaminações, bem como promover a reestruturação do Hospital Municipal objetivando a construção de novos quartos para internação.
FONTE: RÉGIS LUIZ DRT-1339/BOLETIMS
FOTOS. REPRODUCAO