Quinta-Feira, 09 de Janeiro de 2025

ECMO no tratamento da COVID entenda procedimento que salva pacientes em risco de Morte


Diante da COVID com a aplicação da ECMO o processo inflamatório dos pulmões pode ser reversível, reabilitando o paciente
mais de 6.000 ECMOS realizadas ao redor do mundo e no Brasil já são 62 realizadas (FOTOS: REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO)

RÉGIS LUIZ DRT-1339/BOLETIMS 


A ECMO (Oxigenação Extracorpórea por Membrana) é um procedimento revolucionário e está provocando uma mudança de hábito na medicina e evolução de comportamento na Terapia Intensiva e também no transporte de paciente em estado grave. 


ECMO significa fabricar um jeito do sangue sair do corpo do ser humano, passar por um aparelho que oxigena esse sangue e retorna para o corpo. O procedimento imita a circulação extracorpórea feita em uma Cirurgia Cardíaca. 


No caso da COVID-19 chega um momento que o próprio respirador não dá conta de oxigenar os tecidos, neste instante podem ser iniciados os procedimentos da ECMO. 


Diante da COVID com a aplicação da ECMO o processo inflamatório dos pulmões pode ser reversível, reabilitando o paciente. Há registros que através da ECMO pacientes com até 100% dos pulmões comprometidos voltaram a recuperar suas funções, após ser ministrada a oxigenação por determinado tempo, até os pulmões voltarem a funcionar razoavelmente. 


A ECMO é um forma, uma estratégia de tratamento contra a disfunção do pulmão ou do coração. Quando o paciente tem uma queda grave da saturação e o ventilador não suporta obstinar, retirar o Gás Carbônico que é o Gás Tóxico do paciente, então pode ser aplicado o procedimento da ECMO; isso também pode ser utilizado em situações cardíacas, quando o coração não consegue bater adequadamente. A ECMO é um suporte tanto Pulmonar quanto Cardíaco, no período que os pulmões ou o coração se recuperam para voltarem as suas funções. 


Estatística mundial aponta que em mais de 6.000 (seis mil) ECMOS realizadas em pacientes da COVID-19 ao redor do mundo, registra uma sobrevida de 49%. No Brasil já são 62 (Sessenta e duas) ECMOS realizadas, sendo registrados os seguintes números: Pacientes até 69 anos apresentaram sobrevida de 67%; nos mais jovens a porcentagem de recuperação chega a 70%; e nos mais idosos a sobrevida chega á 9%. 


Todos esses dados e estas informações foram amplamente apresentados e debatidos durante entrevista concedida ao Canal BANDNEWS, pelos especialistas Dr. Alfredo Salim Médico/Clínico Geral da Família e a Dra. Filomena Galas Anestesiologista do Hospital Círio-Libanês. (assista através do Link: https://www.youtube.com/watch?v=VvCVDNwO0qM) 


FONTE: RÉGIS LUIZ DRT-1339/BOLETIMS


FOTOS: REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO


Fonte: RÉGIS LUIZ DRT-1339/BOLETIMS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Naviraí agora tem Farmácia Hiper Popular especialista em medicamentos
Farmácia Hiper Popular inaugura, sábado, 02 de março em Naviraí
Saúde de Naviraí recebe atenção da deputada Mara Caseiro