RÉGIS LUIZ DRT-1339/BOLETIMS
Mato Grosso do Sul após receber a confirmação do recebimento de 150 mil doses extras da vacina da JANSSEN, anunciou que vai iniciar a partir da próxima semana a imunização em massa de moradores de 13 municípios da fronteira.
A vacina americana da JANSSEN tem aplicação em dose única e através do programa intitulado de “Cinturão de Imunização” será utilizada para Estudo Epidemiológico realizado pelo grupo Vebra Covid da Fiocruz, tendo como responsável o Médico Infectologista e Pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Dr. Júlio Croda. As pesquisas terão o apoio da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e das universidades dos Estados Unidos de Stanford, Yale e Miami.
Durante os estudos todas as pessoas acima de 18 anos que ainda não foram vacinadas com outros imunizantes receberão dose da Janssen. "O objetivo é que a vacinação ocorra de forma rápida para ver o impacto do imunizante em relação a imunidade coletiva para que possamos avaliar comparativamente. Serão 13 municípios da fronteira que vamos comparar pré e pós vacinação em termos de número de casos e óbitos com outros 13 municípios similares"; enfatizou Dr. Croda.
Os Pesquisadores também irão avaliar a incidência da doença em crianças. "Avaliar a redução de casos das crianças que ficarão de fora da vacinação, que é reflexo da imunidade coletiva e vamos comparar com quem foi vacinado com outras vacinas", explicou o pesquisador.
As avaliações começam aproximadamente em 2 semanas após a conclusão da vacinação, que é quando as pessoas estarão com a eficácia do imunizante, "mas vai ocorrer ao longo dos próximos 6 meses, vamos acompanhar se vai ter mais casos"; disse Dr. Croda.
De acordo com o pesquisador, já está tudo pronto para início dos estudos. "Fizemos reunião com todos os prefeitos das cidades participantes, apresentamos o projeto, colocamos os pontos necessários e fizemos reunião com a coordenação do PNI (Plano Nacional de Imunização)"; finalizou o infectologista.
Os municípios que terão toda a população adulta imunizada são: Corumbá, Ponta Porã, Ladário, Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia e Aral Moreira.
Vale ressaltar que a mobilização para que MS recebesse doses extras envolveu grande mobilização política. Houve envolvimento e empenho da Bancada Federal e os Senadores de MS intercederam junto ao Ministério da Saúde, o Governador fez ligações, a Ministra Tereza Cristina também interviu junto ao Ministro solicitando esse fundo de reserva para o MS e também houve o apoio do CONASS e CONASSEMS. “Todos participaram dessa conquista", disse o Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende. (com informações do Governo do Estado/MS).
FONTE: RÉGIS LUIZ DRT-1339/BOLETIMS